O MINISTÉRIO DA CIDADANIA, KLABIN S.A. & ITAÚ

 APRESENTAM

O PROJETO CULTURAL

PRONAC 178235



    Durante os anos em ministrei aulas de teatros em cursos livres e colégios eu sempre desejei criar um curso que integrasse todas as artes cênicas: Música, Teatro, Canto e Dança. A oportunidade surgiu em 2017 através da Lei Rouanet e do patrocínio da Klabin S.A e do banco Itaú.  

     Neste blog eu irei contar a história e as histórias do Projeto PRONAC 178235. Ele estará sempre sendo atualizado e será o registro de uma aventura da qual muitas famílias puderam participar. 



PRONAC 178235
Festival de Teatro do Colégio Notre Dame
( Outubro, 2019 ).



O CURSO

    O escopo do curso foi elaborado a partir da minha experiência como professor de teatro, atividade iniciada em 1985 e exercida diariamente desde então.

   O teatro escolar é uma ferramenta educacional muito poderosa e a pretensão de listar seus benefícios estaria além das dimensões desta apresentação.

    Um dos objetivos do curso foi auxiliar os professores que desejarem tonificar o sistema neurológico de seus alunos, reforçando sua capacidade de enfrentar adversidades, superar a timidez e o medo; vencer desafios, construir personalidades fortes, capazes de resistir à tentação de fugir das adversidades – bem como ensiná-los a vencer suas dificuldades acadêmicas, transformando-as em vitórias. 

    A PEÇA ESCOLAR

Aulas de teatro na escola podem atender a diferentes necessidades, mas, de maneira geral, os alunos costumam desejar que o resultado do tempo dedicado às aulas seja a apresentação de uma peça.

O curso não foi concebido, inicialmente, como um guia de ensaios para a apresentação de uma peça, mas sim como uma ferramenta pedagógica cujo objetivo precípuo é o fortalecimento da personalidade e o aumento da capacidade intelectual dos alunos, além da ampliação dos horizontes culturais.

 Apesar disso, seria uma postura incoerente a de não preparar o grupo para os desafios de uma apresentação pública. Desta forma, a cronologia dos exercícios foi organizada de modo a proporcionar condições para que os últimos quatro meses do curso sejam dedicados somente aos ensaios da peça de fim de ano da escola. 

METODOLOGIA

A metodologia de ensino utilizada para a elaboração deste curso de teatro musical utiliza exercícios que estimulam o refinamento da percepção sensorial dos alunos através do acordo grupal para a consecução de objetivos comuns. Tais exercícios contribuem para o desenvolvimento da inteligência e auxiliam o desenvolvimento do caráter, através do estímulo à Ética e ao reconhecimento de que o Outro é um companheiro de jornada que deve ser respeitado.

O objetivo deste curso não é, pois, somente o seu resultado artístico. As práticas educativas utilizadas foram elaboradas para formar cidadãos de bem, tonificar personalidades, eliminar inibições e recalques, elevar a autoestima, bem como para ensinar o respeito aos companheiros de grupo, preparando-os para a competitiva vida profissional e acadêmica no mundo globalizado.

Os exercícios utilizados foram elaborados de maneira que os imperativos da Arte conduzam os alunos a solucionar problemas sozinhos, sem a presença da clássica figura do professor que sabe todas as respostas, visto que a solução de problemas artísticos exige criatividade para encantar.

Em suma, o método de ensino utilizado é o de apresentar problemas para solucionar problemas. A “tarefa” do grupo é apresentar uma peça de teatro musical ao final do curso, a qual se constitui no desafio último a ser vencido por todos.

 Nesta metodologia, o professor se abstém de indicar soluções, limitando-se a apresentar problemas e esperar os resultados desejados, comportando-se como “platéia”.

Neste método, o professor jamais oferece soluções aos alunos; ele apresenta os problemas e os conduz num processo de busca e descoberta para resolvê-los, chamando a atenção para o processo de comunicação integral: “sua voz precisa alcançar a pessoa sentada na última cadeira do teatro”; “vocês precisam estar visíveis para a platéia”.

Com este procedimento, o professor permite que os alunos encontrem sozinhos a solução de cada problema e que a “cena” esteja pronta para ser apresentada de forma satisfatória.

Esta metodologia extremamente simples é extremamente gratificante para os alunos e apresenta resultados muito positivos, pois eles percebem o próprio crescimento, vencendo inibições e outros desafios emocionais sem perceber, visto que as únicas “regras” a serem respeitadas são as necessidades da comunicação teatral.

A característica social do teatro elimina de forma natural potenciais tendências ao exibicionismo, egocentrismo, timidez e agressividade já que o objetivo final costuma ser a apresentação de uma peça teatral e cada um tem que colaborar para que a platéia compreenda e aprecie o espetáculo.

Além do crescimento pessoal promovido pelas atividades práticas, este projeto educacional respeita as exigências de acessibilidade para promover o acesso ao conteúdo às pessoas portadoras de necessidades especiais, visuais e/ou auditivas, conforme exigido pela Norma Brasileira 15599:2008 da ABNT, serão disponibilizados às plateias do espetáculo musical, o seguinte:

a) um sistema de narração detalhada das cenas da peça através de locução ao vivo, ou seja, a ação será descrita em detalhes por um Narrador;

b) a presença constante de um técnico em LIBRAS, a ser contratado, para o uso da Linguagem Brasileira de Sinais em favor de deficientes auditivos;

c) por se tratar de um espetáculo musical serão fornecidas a todas as plateias o libretto (em papel xerox A4) com todas as letras das músicas do espetáculo.

É importante reiterar que a observância destas normas faz parte do processo de ensino-aprendizagem e, devido à natureza social do teatro, as mesmas são transmitidas aos alunos para que sua execução rigorosa seja responsabilidade de todo o grupo.

Como mencionado no primeiro parágrafo, esta metodologia considera o processo de ensino-aprendizagem como um continuum que não se restringe à performance artística e enfatiza a responsabilidade social e humanística de todos os envolvidos no projeto.

Com o fito de ampliar os horizontes culturais dos alunos e prepará-los para os desafios da educação, bem como para o mercado de trabalho no século XXI, o curso abrange também, lições de História da Arte e História do Teatro.

A estrutura básica de ensino do curso pode ser utilizada como matriz curricular para a introdução do teatro como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio de escolas brasileiras.

A apostila contendo todos os exercícios do curso pode ser baixada gratuitamente no seguinte endereço eletrônico:

 https://newdreams.xyz/rei-de-copas

                             OS BENEFÍCIO DO CURSO NA VIDA DOS ALUNOS

    Eu sempre ensinei a meus alunos que as artes cênicas conseguem integrar muitas outras artes. Música, desenho, pintura, canto, dança e interpretação, todas se integram harmoniosamente durante uma performance.

     Muitos alunos beneficiados pelo curso gostam de desenhar e puderam aperfeiçoar esse talento. Muitos tocam instrumentos, outros dançam, escrevem poesias, cantam e outros vieram para tentar vencer a timidez e aprender a enfrentar desafios.

    Neste blog eu vou mostrar os resultados dessa busca pelo crescimento artístico, pessoal e profissional dos alunos.

    Antes de prosseguir é importante mencionar um ponto muito importante, o qual é muitas vezes desprezado. Trata-se de uma visão muito pessoal da minha parte mas acho importante registrá-la. 

      Eu acredito que normalmente existe uma expectativa muito grande em relação ao resultado final e um certo desprezo pelo processo. É natural que isso aconteça mas este é o motivo pelo qual a proposta deste projeto foi a de um curso e não de uma peça. 

    Existe uma ansiedade muito grande por resultados mas professores sabem da importância do processo de ensino e aprendizagem na vida do aluno. 

    Cada aluno aprende de um jeito e numa velocidade diferente. Um turma de qualquer matéria escolar é um grupo de individualidades completamente diferentes, cuja velocidade de absorção de informações varia muito. 

    Por isso, eu não acredito na existência de metodologias fixas de ensino e creio que a turma de alunos estrutura o método. O professor observa o grupo e permite que o grupo manifeste sua maneira ideal de aprender. 

    Este projeto educacional foi estruturado desta forma.



COMO TUDO COMEÇOU

    O projeto Pronac 178235 começou em Janeiro de 2017 com alunos que não possuíam experiência prévia em artes cênicas.

    Eu dividi o curso nas seguintes unidades:

  1. a- Técnicas de conscientização corporal;

  2. b- Fisicalização;

  3. c- Presença no palco;

  4. d- Atuação com o corpo todo;

  5. e- O Movimento no Palco;

  6. f- Refinando a percepção;

  7. g- Efeitos técnicos de palco; backstage e produção teatral;

  8. h- Dicção, côro e som;

  9. i- Elaborando e criando o personagem;

  10. j- Comunicando emoções.



    O  primeiro contato com o palco: 


    As aulas de introdução às artes cênicas duraram oito meses, oferecendo exercícios que pudessem atender aos objetivos de desenvolvimento humano e cognitivo do projeto.

A lista detalhada de exercícios e aulas pode ser encontrada na apostila do curso, a qual pode ser baixada gratuitamente pelo link:

 https://newdreams.xyz/rei-de-copas


 Algumas fotos de exercícios realizados durante os oito meses de preparação para os ensaios da peça de final de curso:


Expressão corporal


   Além das aulas nas quais o grupo aprende a se expressar no palco, grande parte do conteúdo programático foi dedicada às aulas de História da Arte e História do Teatro. 

    Como mencionei acima, o curso pode ser utilizado como base para o ensino de artes cênicas em escolas que ainda não possuam esta matéria em sua grade curricular. Desta forma, há uma grande ênfase na ampliação dos  horizontes culturais dos alunos.  

    Algumas fotos das aulas de História da Arte e História do Teatro.  Uma foto da aula sobre Shakespeare.

         Teatro Grego
 Teatro Indiano
 Aula sobre Stanislaviski
 Aula sobre Bertold Brecht
 Aula sobre Beckett

    A apostila do curso foi utilizada desde o primeiro dia de aula , durante todo o curso. 

    Os alunos com a apostila do curso.
o vídeo com a apresentação 
de final do curso no link:
 https://vimeo.com/manage/videos/842588713

Fotos e cronologia completa do curso
Todas as aulas
Explicações detalhadas de todos os exercícios
neste link:




































  

    

















































































































































































       

 



                                          
   


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