Neste blog eu irei contar a história e as histórias do Projeto PRONAC 178235. Ele estará sempre sendo atualizado e será o registro de uma aventura da qual muitas famílias puderam participar.
O escopo do curso foi elaborado a partir da minha experiência como professor de teatro, atividade iniciada em 1985 e exercida diariamente desde então.
O teatro escolar é uma ferramenta educacional muito poderosa e a pretensão de listar seus benefícios estaria além das dimensões desta apresentação.
Um dos objetivos do curso foi auxiliar os
professores que desejarem tonificar o sistema neurológico de seus
alunos, reforçando sua capacidade de enfrentar adversidades, superar
a timidez e o medo; vencer desafios, construir personalidades fortes,
capazes de resistir à tentação de fugir das adversidades – bem
como ensiná-los a vencer suas dificuldades acadêmicas,
transformando-as em vitórias.
A PEÇA ESCOLAR
Aulas de teatro na escola podem atender a diferentes necessidades, mas, de maneira geral, os alunos costumam desejar que o resultado do tempo dedicado às aulas seja a apresentação de uma peça.
O curso não foi concebido, inicialmente, como um guia de ensaios para a apresentação de uma peça, mas sim como uma ferramenta pedagógica cujo objetivo precípuo é o fortalecimento da personalidade e o aumento da capacidade intelectual dos alunos, além da ampliação dos horizontes culturais.
Apesar disso, seria uma postura incoerente a de não preparar o grupo para os desafios de uma apresentação pública. Desta forma, a cronologia dos exercícios foi organizada de modo a proporcionar condições para que os últimos quatro meses do curso sejam dedicados somente aos ensaios da peça de fim de ano da escola.
METODOLOGIA
A metodologia de ensino utilizada para a elaboração deste curso de teatro musical utiliza exercícios que estimulam o refinamento da percepção sensorial dos alunos através do acordo grupal para a consecução de objetivos comuns. Tais exercícios contribuem para o desenvolvimento da inteligência e auxiliam o desenvolvimento do caráter, através do estímulo à Ética e ao reconhecimento de que o Outro é um companheiro de jornada que deve ser respeitado.
O objetivo deste curso não é, pois, somente o seu resultado artístico. As práticas educativas utilizadas foram elaboradas para formar cidadãos de bem, tonificar personalidades, eliminar inibições e recalques, elevar a autoestima, bem como para ensinar o respeito aos companheiros de grupo, preparando-os para a competitiva vida profissional e acadêmica no mundo globalizado.
Os exercícios utilizados foram elaborados de maneira que os imperativos da Arte conduzam os alunos a solucionar problemas sozinhos, sem a presença da clássica figura do professor que sabe todas as respostas, visto que a solução de problemas artísticos exige criatividade para encantar.
Em suma, o método de ensino utilizado é o de apresentar problemas para solucionar problemas. A “tarefa” do grupo é apresentar uma peça de teatro musical ao final do curso, a qual se constitui no desafio último a ser vencido por todos.
Nesta metodologia, o professor se abstém de indicar soluções, limitando-se a apresentar problemas e esperar os resultados desejados, comportando-se como “platéia”.
Neste método, o professor jamais oferece soluções aos alunos; ele apresenta os problemas e os conduz num processo de busca e descoberta para resolvê-los, chamando a atenção para o processo de comunicação integral: “sua voz precisa alcançar a pessoa sentada na última cadeira do teatro”; “vocês precisam estar visíveis para a platéia”.
Com este procedimento, o professor permite que os alunos encontrem sozinhos a solução de cada problema e que a “cena” esteja pronta para ser apresentada de forma satisfatória.
Esta metodologia extremamente simples é extremamente gratificante para os alunos e apresenta resultados muito positivos, pois eles percebem o próprio crescimento, vencendo inibições e outros desafios emocionais sem perceber, visto que as únicas “regras” a serem respeitadas são as necessidades da comunicação teatral.
A característica social do teatro elimina de forma natural potenciais tendências ao exibicionismo, egocentrismo, timidez e agressividade já que o objetivo final costuma ser a apresentação de uma peça teatral e cada um tem que colaborar para que a platéia compreenda e aprecie o espetáculo.
Além do crescimento pessoal promovido pelas atividades práticas, este projeto educacional respeita as exigências de acessibilidade para promover o acesso ao conteúdo às pessoas portadoras de necessidades especiais, visuais e/ou auditivas, conforme exigido pela Norma Brasileira 15599:2008 da ABNT, serão disponibilizados às plateias do espetáculo musical, o seguinte:
a) um sistema de narração detalhada das cenas da peça através de locução ao vivo, ou seja, a ação será descrita em detalhes por um Narrador;
b) a presença constante de um técnico em LIBRAS, a ser contratado, para o uso da Linguagem Brasileira de Sinais em favor de deficientes auditivos;
c) por se tratar de um espetáculo musical serão fornecidas a todas as plateias o libretto (em papel xerox A4) com todas as letras das músicas do espetáculo.
É importante reiterar que a observância destas normas faz parte do processo de ensino-aprendizagem e, devido à natureza social do teatro, as mesmas são transmitidas aos alunos para que sua execução rigorosa seja responsabilidade de todo o grupo.
Como mencionado no primeiro parágrafo, esta metodologia considera o processo de ensino-aprendizagem como um continuum que não se restringe à performance artística e enfatiza a responsabilidade social e humanística de todos os envolvidos no projeto.
Com o fito de ampliar os horizontes culturais dos alunos e prepará-los para os desafios da educação, bem como para o mercado de trabalho no século XXI, o curso abrange também, lições de História da Arte e História do Teatro.
A estrutura básica de ensino do curso pode ser utilizada como matriz curricular para a introdução do teatro como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio de escolas brasileiras.
A apostila contendo todos os exercícios do curso pode ser baixada gratuitamente no seguinte endereço eletrônico:
https://newdreams.xyz/rei-de-copas
OS BENEFÍCIO DO CURSO NA VIDA DOS ALUNOS
Eu sempre ensinei a meus alunos que as artes cênicas conseguem integrar muitas outras artes. Música, desenho, pintura, canto, dança e interpretação, todas se integram harmoniosamente durante uma performance.
Muitos alunos beneficiados pelo curso gostam de desenhar e puderam aperfeiçoar esse talento. Muitos tocam instrumentos, outros dançam, escrevem poesias, cantam e outros vieram para tentar vencer a timidez e aprender a enfrentar desafios.
Neste blog eu vou mostrar os resultados dessa busca pelo crescimento artístico, pessoal e profissional dos alunos.
Antes de prosseguir é importante mencionar um ponto muito importante, o qual é muitas vezes desprezado. Trata-se de uma visão muito pessoal da minha parte mas acho importante registrá-la.
Eu acredito que normalmente existe uma expectativa muito grande em relação ao resultado final e um certo desprezo pelo processo. É natural que isso aconteça mas este é o motivo pelo qual a proposta deste projeto foi a de um curso e não de uma peça.
Existe uma ansiedade muito grande por resultados mas professores sabem da importância do processo de ensino e aprendizagem na vida do aluno.
Cada aluno aprende de um jeito e numa velocidade diferente. Um turma de qualquer matéria escolar é um grupo de individualidades completamente diferentes, cuja velocidade de absorção de informações varia muito.
Por isso, eu não acredito na existência de metodologias fixas de ensino e creio que a turma de alunos estrutura o método. O professor observa o grupo e permite que o grupo manifeste sua maneira ideal de aprender.
Este projeto educacional foi estruturado desta forma.
a- Técnicas de conscientização corporal;
b- Fisicalização;
c- Presença no palco;
d- Atuação com o corpo todo;
e- O Movimento no Palco;
f- Refinando a percepção;
g- Efeitos técnicos de palco; backstage e produção teatral;
h- Dicção, côro e som;
i- Elaborando e criando o personagem;
j- Comunicando emoções.
https://newdreams.xyz/rei-de-copas
Comments
Post a Comment